sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Do Universo ao Multiverso




     Como é sublime o Universo. Quando imagino toda a grandiosidade do Universo fico cheio de esperança e consolo, pois muito ainda há o que aprender, muito há o que conhecer e se o pouco que conhecemos já nos possibilita o deslumbramento de formas e sistemas de uma sublimidade maravilhosa, imagina quando desvendarmos os segredos ocultos nas escalas infinitas do espaço e do tempo, da matéria e da energia, do espírito e de Deus?
     Estamos presos pela gravidade ao pequeno planeta sólido que chamamos Terra, que, desde sua formação há cerca de 4,5 bilhões de anos, orbita o Sol, juntamente com outros sete planetas - alguns acompanhados por satélites -,  planetas anões, milhares de asteróides e  cometas, todos influenciados pelo campo gravitacional de nossa estrela central.
     Mas nossa estrela é apenas mais uma em aproximadamente duzentas bilhões de estrelas que existem em nossa galáxia, a Via-Láctea. Estamos localizados em um dos braços que formam a Via-Láctea, ou seja estamos na periferia da galáxia. Diariamente são descobertos exoplanetas e tudo indica que muitas estrelas podem ter planetas ao seu redor. As mais variadas e belas nebulosas, que são o berço de novas estrelas, são encontradas na nossa galáxia. Para termos uma noção das dimensões da nossa galáxia, o Sol demora cerca de 230 milhões de anos para completar sua orbita na Via-Láctea e seu diâmetro é de cem mil anos-luz. No centro da Via-Láctea existe um buraco negro gigante e muitas estrelas supergigantes e até hipergigantes.
     Mas não pára por aí. Nossa galáxia é parte de uma família de galáxias, chamada de conglomerado, e nossa irmã mais próxima é a galáxia de Andrômeda, ilustrada na imagem acima. O nosso conglomerado de galáxias faz parte de um superconglomerado de galáxias, que se estruturam aos filamentos de bilhões e bilhões de galáxias.
     Infinitos objetos do cosmos ainda são completamente misteriosos e só há especulações sobre suas formações e funcionamento, como os quazares, os vários tipos de buracos negros, como as chamadas singularidades, a matéria escura, a energia escura e tantos outros mistérios do Universo...
     As teorias mais modernas da cosmologia apresentam ideias ainda mais fascinantes ao afirmarem que o nosso Universo é somente um em infinitos universos diferentes que nascem e morrem, no que agora é chamado de Multiverso. Sem falar nas diferentes dimensões que a física tenta desvendar...
     Talvez somente quando deixarmos de ser tão orgulhosos, egoístas e gananciosos vamos conquistar o merecimento de entender o sentido de tudo. Evoluir sempre, esse é o nosso destino.
E viva o Multiverso, em toda a sua plenitude, eterno e infinito.
  

2 comentários:

  1. É mediocre conceber que estamos sós neste universo, num calculo feito por renomados nomes que participam de pesquisas sobre o espaco, atraves de somas de fatores chegaram ao numero de 18.000 estrelas que podem ter vida devido as condicoes em sua atmosfera e possivel inteligente como a nossa. Sera entao que em nossa falta de compreencao estes ja nao passaram por aqui e deixaram resquicios de sua existencia e por nossa falta de explicacao demos a eles os titulos de "Deuses".

    ResponderExcluir
  2. Mais do que mediocre. Hoje com as informacoes e tecnologia que temos ,de ainda nao aceitarmos que eram os Deuses os astronautas. Brian green hoje pode explicar ou tentar nos abrir a mente [conciencia] de que nao somos os unicos neste vasto universo[s]

    ResponderExcluir