quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Keynesianismo x neoliberalismo

     Enquanto na França milhões de pessoas protestam contra as propostas de reforma da previdência do presidente Sarkozy e na Inglaterra insatisfação em relação as propostas de corte de investimento, o aumento de impostos e a demissão de quinenhotos mil funcionários públicos, o IBGE apresenta a notícia de que no Brasil a taxa de desemprego no mês de setembro foi de 6,2% - a menor já registrada - e vem em queda desde o mês de maio, em função principalmente das atitudes tomadas pelo presidente Lula durante o auge da crise internacional que teve início nos Estados Unidos com a bolha imobiliária. Mas quais foram as atitudes tomadas pelo governo brasileiro durante a crise? Foram justamente o oposto do que o governo britânico está tomando agora. Lula diminuiu impostos e aumentou investimentos e hoje colhemos os frutos dessa política, com a economia brasileira sendo uma das primeiras do mundo a deixar a crise. 
     Vamos acompanhar o que vai acontecer na Inglaterra nos próximos meses... 
     No Brasil uma política de intervensão do Estado na economia, Keynesianismo, na Inglaterra uma política do Estado mínimo e do livre mercado, neoliberalismo.
Para o Mercado, não interessa a dignidade das pessoas, não importa a qualidade de vida das famílias, só importa a competição e levar vantagem com as especulações, explorar ao máximo os seres humanos e a natureza para ampliar seus lucros e poderes... os que mandam no Mercado, os donos dos bandos e das corporações multinacionais, não são eleitos democraticamente, pelo contrário são escolhidos por pequenos grupos que detêm o poder.
     Já o Estado, soberano e democrático, tem como preocupação maior a qualidade de vida e os interesses de seu povo, o qual por sua vez é quem escolhe os destinos da nação através do voto.
     A economia deve ser controlada por quem? Pelo Estado ou pelo Mercado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário